sábado, 26 de março de 2011

O Negro, a Flor e o Rosário

          



          No dia 12 de Março, foi apresentada a peça teatral “O Negro, a Flor e o Rosário” no Centro Cultural do bairro Padre Eustáquio. Tal peça tratou de um assunto que ainda causa certo preconceito em muitas pessoas, que é a cultura afra brasileira. Por falta de conhecimento dessa cultura muitos a julgam de forma vaga e superficial. “O Negro, a Flor e o Rosário” conta várias histórias de guerreiros, mulheres, mitos, e pessoas em geral que se tornaram símbolos da resistência à escravidão assim como Zumbi e Dalila.
         A peça aborda alguns personagens do folclore brasileiro como, por exemplo, o saci pererê que é uma das criaturas mais conhecidas. A mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, que tem um cachimbo, e um gorro vermelho na cabeça. E essa é a imagem que se sobressai até hoje. Ele é considerado como uma figura que gosta de aprontar principalmente com os viajantes noturnos, assustando os mesmos com seu assobia agudo. Reza a lenda, que quem conseguir prender um saci em uma garrafa o terá pra sempre como amigo.Além disso, relata que Cosme e Damião são dois irmãos gêmeos que eram considerados como santos. O dia de São Cosme e Damião é celebrado pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda. Os irmãos eram amigos das crianças e teriam a competência de realizar qualquer pedido que fosse feito a eles em troca de doces.
         


        A peça interage com o público de forma lúdica apresentando diversos contos da cultura afro brasileira usando de músicas, tambores e danças que nos transmitem a uma imagem de como são os costumes desse povo. A peça ainda trás uma necessidade de mostrar ao espectador um novo olhar para a consciência negra, fazendo assim com que as pessoas revejam seus conceitos em relação aos negros brasileiros, pois tal preconceito jamais deveria ter existido contra eles que só ajudaram a formatar a cultura desse país. O fato de a peça ser cantada e dançada faz com que ela fique de forma mais clara e fácil de entender, assim pode-se ter a outra visão ou a real visão dessas pessoas que lhes foi citada.
   

17 comentários:

  1. interessante o tema desta apresentaçao, ainda mais por causa desse mundo em que vivemos hoje que e baseado so em preconceito e importante que sempre aconteça coisas assim para que abra a mente das pessoas! PARABENS!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao grupo que de forma clara e nao muito extensa conseguiu transmitir a todos o que a peça quiz passar aos seus espectadores.
    Parabéns aos alunos e ao professor responsável!

    ResponderExcluir
  3. Difícil elaborar um blog sobre esses assuntos tão polêmicos né, vi o primeiro post que que falou muito de política e ditadura, e agora esse que aborda o preconceito, religião e história... Mas vocês se sairam muito bem =)
    Achei que ficou muito claro e bem feito ;)
    PARABÉNS msm !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho,pois além do texto estar bem elaborado, pessoas de todas as idades conseguem perceber a objetividade de vocês.!
    MUITO BOM !!!

    ResponderExcluir
  5. adorei o trabalho de voces!
    este assunto deveria ser exclarecido para todos os adolecentes, mas tambem para os adultos para a populaçao em geral. e nao existe preconceito so com negros e sim com varias outras pessoas.
    parabens

    ResponderExcluir
  6. adorei!
    parabens por este blog excelente escolha de trabalho para adolescentes!
    parabens para a professora que deu este tema para voces.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, o conteúdo do blog de vcs esta mto, mto bom !

    ResponderExcluir
  8. O incentivo a cultura é muito importante para nossa nação dar valor a si mesma, e muito legal ver jovens como vcs tão interessados no assunto. Parabéns pela iniativa ! =)

    ResponderExcluir
  9. O dia de São Cosme e Damião que é celebrado pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda ocorre no dia 27/09

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo conteúdo do blog galera.

    ResponderExcluir
  11. É muito bom saber que existem pessoas que desejão acabar com o preconceito entre religiões, é legal ter uma esclarecimento maior sobre esta cultura que é tão subjugada no nosso país.

    ResponderExcluir
  12. otimo trabalho galera....
    espero que as pessoas possam enterder e perceber que nao se deve existir nenhum tipo de preconceito com as outras pessoas!

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante o trabalho de vocês. Esse teatro parece ser muito bom e interativo, fazendo com que percebemos que ainda há preconceito, e que as pessoas ainda podem mudar isso. Parabéns turma ! ;)

    ResponderExcluir
  14. Os jovens do nosso pais deverião seguir o exemplo de vocês e ir atras de cultura que mostre que o pré conceito é ridiculo. Paarbens a vocês e ao mentor de vocês.

    ResponderExcluir
  15. valeu,otimo trabalho parabens pelo desempenho que voces tiveram.
    espero que todas as pessoas posam levar isto pra sempre com elas.

    ResponderExcluir
  16. Essa pesa deve ter sido muito exclarecedora. Legal! Parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir