domingo, 27 de fevereiro de 2011

Há Sempre um Copo de Mar para um Homem Navegar









Entre os dias 19 de Janeiro, e 20 de Março de 2011, será realizada a 29° Bienal de São Paulo, no Palácio das Artes e no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, em Belo Horizonte. Neste evento, foram recebidas obras selecionadas da exposição principal, que tem sua sede em São Paulo. O tema do evento é Arte e Política, e o modo de como estão diretamente ligadas, na maioria das vezes por meio de protestos que foram representados em esculturas, quadros, vídeos, e fotografias, como por exemplo, na obra de Artur Barrio, onde trouxas ensanguentadas representam as pessoas que foram mortas na Ditadura Militar; o artista expôs a obra em praça pública e a policia pediu para que ela fosse retida, naquela época o poder era totalmente concentrado nas mãos dos militares, e ninguém tinha o direito de se opor a isso, pois do contrario pagaria com a própria vida (que era forjada como acidental). No evento , o numero de obras foi o suficiente para mostrar aos visitantes o regime nazista da época , a repressão e a tortura.Uma das obras que chama bastante atenção, é um vídeo mostrado logo na entrada onde centenas de pessoas estão presas em um pano extenso. No princípio, cada pessoa anda em uma direção e o andamento coletivo não ocorre. O objetivo principal da obra, é mostrar que se não houver um empenho coletivo , no qual todos trabalhão juntos , ninguém chegará a lugar nenhum.



O olhar sobre a arte é sempre despretensioso, cada um tem uma maneira de enxergar aquilo que a obra transmite. A arte é uma realidade social, mais a artista não tem a obrigação de expor a função social da obra.  As obras desta Bienal nos transportam, até a Ditadura Militar, a 2° Guerra Mundial, e a Década de 80, e à atualidade futil do povo brasileiro, nos fazendo assim refletir sobre nossas escolhas, pois elas podem mudar a realidade de um país.

22 comentários:

  1. Gostei do texto de vocês, só não gostei muito da exposição

    ResponderExcluir
  2. Gostei mais da exposição de SP era maior mas o texto de vocês esta bem acessível, legal!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal fica como dica. A exposição é mesmo muito legal, e parabéns por serem tão bem informados, vocês parecem ser tão novinhos pra gostar de arte.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não pude ir à exposição, mas pela descrição de vcs, parece estar bem bacana. Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa ótimo texto, muito bom o BG de vocês e a escolha do nome do blog foi muito sagaz. Parabéns : )

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog.
    Ótimo trabalho.
    :)

    ResponderExcluir
  7. Fera esse topico....Isso é bom ver jovens interessados em arte

    ResponderExcluir
  8. Ótimo trabalho, parabéns turma ! =)

    ResponderExcluir
  9. Parabens... ficou muito com o trabalho!!!

    ResponderExcluir
  10. fiquei muito interessada em conhecer a exposiçao atraves do texto de voces e tive a oportunidade de ve-la! fiquei maravilhada!

    ResponderExcluir
  11. First, the blog inspired me to go watch the exhibition in person, which indicates that the students accomplished the goal to bring interest to the general population with regards to the subject.
    Secondly, the theme of exhibition is of extreme importance in my opinion. Several lives were lost during the 60’s and the 70’s during the dictatorship, and it is imperative that our nation never ceases to honor these lives. Brazil would not be a democracy and a fast emerging country these days had it not been for the hard work of these heroes.
    Excellent job!
    Liria Teff

    ResponderExcluir
  12. Achei bem interessante a Bienal, oferece um campo extenso de estudos, reflexão,volta ao passado e muito mais . Parabéns a turma. Silvia Munhoz

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pessoal! ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Trabalho excelente! vocês estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom mesmo, o blog está ótimo e vocs de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  16. otimo trabalho ......párabens

    ResponderExcluir